| TIRE AS SUAS DÚVIDAS! |
O Portal e-freguesias funciona como Balcão Único para a prestação de serviços aos utentes das Freguesias, onde todos os cidadãos se podem relacionar com a sua Freguesia, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma simples e permanente.
Como posso registar-me neste portal?
O processo de registo é fácil e rápido, contudo devem ser consideradas as questões de segurança dos dados pessoais dos cidadãos e o direito à confidencialidade da informação. A forma de garantir a confidencialidade dos dados e segurança da informação é a utilização do Cartão do Cidadão como forma de registo e autenticação no Portal e-freguesias.
Evite surpresas desagradáveis, utilize o CARTÃO DO CIDADÃO!
Para proceder ao registo no Portal e-freguesias deverá selecionar na Página Inicial a opção "Autenticação" disponibilizada no canto superior direito da página:
- Selecione a opção "Novo Registo/ Registar-me" e utilize uma das seguintes formas de registo:
- Através do Cartão do Cidadão - Preencha o formulário utilizando o seu Cartão de Cidadão que lhe possibilita o preenchimento automático dos campos disponibilizados. Caso não possua o Cartão de Cidadão consigo, aquando do registo, poderá associá-lo mais tarde, na sua área pessoal. Esta é a forma indicada de registo, que lhe possibilita acesso a todas as funcionalidades do Portal e-freguesias de imediato;
- Através de credenciais de acesso - Preencha o formulário, as suas credenciais de acesso são o NIF do cidadão e uma palavra passe, que lhe será enviada por correio eletrónico. No caso de utilizar esta forma de registo não poderá aceder a algumas opções do Portal e-freguesias, como por exemplo submeter pedidos e consultar processos.
- Submeta o formulário de registo com a informação válida.
Após o registo poderá autenticar-se no portal utilizando o Cartão de Cidadão ou através das credenciais disponibilizadas (NIF do Utilizador/ Palavra-Passe).
Quem se pode registar neste portal?
O registo no Portal e-freguesias está disponível a todos os cidadãos que se pretendam associar às Freguesias e comunicar com estas autarquias locais de forma digital.
Como obtenho as credenciais de acesso para iniciar sessão?
As credenciais de acesso são atribuídas no momento do registo e permitem-lhe aceder ao Portal e-freguesias sem necessidade de utilizar o Cartão do Cidadão. Relembramos que para submeter pedidos por este portal é necessário, e obrigatório, utilizar o Cartão do Cidadão!
Depois de efetuado o registo no portal, e no caso de ter preenchido o campo de endereço eletrónico (email), vai receber uma informação por email, indicando as credencias de acesso (NIF do cidadão/palavra-passe). Note-se que no primeiro acesso ao portal utilizando as credencias deverá redefinir a palavra-passe.
Caso pretenda prescindir das credenciais de acesso, pode iniciar sessão e utilizar o Portal e-freguesias com o Cartão de Cidadão.
A autenticação é obrigatória para utilizar as funcionalidades do Portal e-freguesias!
Como posso autenticar-me no Portal e-freguesias?
Para proceder à autenticação no Portal e-freguesias deverá selecionar na Página Inicial a opção "Autenticação".
- Ao autenticar-se com as credencias de acesso deverá introduzir o seu NIF e a respetiva palavra-passe;
- Ao utilizar o Cartão de Cidadão como meio de autenticação apenas necessita de colocar o pin de autenticação do seu certificado.
Como utilizo o meu Cartão de Cidadão como meio de autenticação?
Para utilizar o Cartão de Cidadão como meio de autenticação no Portal e-freguesias terá que assegurar os requisitos abaixo indicados:
- Possuir um leitor de Cartão de Cidadão e instalar o software do Cartão de Cidadão mais adequado;
- O Pin de Autenticação do Cartão de Cidadão.
Esqueci-me da minha senha de acesso. Como posso recuperá-la?
Para recuperar a sua senha de acesso, selecione na Página Inicial "Autenticação" e de seguida a opção "Esqueceu-se da palavra-passe?". Para utilizar esta opção é obrigatório que tenha indicado um endereço eletrónico (email).
Preencha os dados solicitados e em seguida irá receber uma notificação no email indicado com uma nova chave para acesso.
Não consigo autenticar-me neste portal. O que devo fazer?
Caso não se consiga autenticar no Portal e-freguesias assegure os seguintes pontos:
- Verifique se já possui registo válido no portal. Caso ainda não tenha efetuado o registo deverá fazê-lo para que obtenha acesso ao Portal e-freguesias;
- Solicite uma recuperação do acesso ao portal;
- Contacte o suporte do Portal e-freguesias para obter ajuda.
ASSOCIE-SE À SUA FREGUESIA |
Para conseguir utilizar os serviços disponibilizados no Portal e-freguesias é obrigatório associar-se a uma, ou várias, Freguesias.
Como posso associar-me a uma Freguesia?
Para se associar à sua Freguesia deverá selecionar na Página Inicial a opção "Associe-se à sua Freguesia".
- Certifique-se que está autenticado no portal;
- Caso ainda não possua um registo no portal, deverá efetuá-lo para que possa associar-se a uma, ou várias, Freguesias;
- Pesquise no "Mapa das Freguesias" qual a(s) Freguesia(s) a que pretende estar associado;
- Selecione a opção "Associar" e já está!
A que Freguesias me posso associar?
O Portal e-freguesias não restringe as Freguesias às quais o cidadão se pretende associar.
Existe um limite de associação a Freguesias?
Não existem limitações para esta associação.
A submissão de formulários é a melhor forma de simplificar a sua comunicação com a Freguesia. Evite deslocações, utilize o Portal e-freguesias!
Que tipo de formulários posso submeter no portal?
Os formulários que pode submeter no portal são definidos por cada Freguesia. Aceda à sua área da sua Freguesia e verifique que pedidos pode efetuar a partir do Portal e-freguesias.
Posso submeter documentos em anexo aos formulários?
Sim, pode.
Quais as características dos documentos que posso submeter em anexo aos formulários?
Os documentos a submeter no Portal e-freguesias podem ser em formato de imagem (PNG, GIF, JPG), documentos de texto (DOC, ODT), folha de cálculo (XLS) e PDF com o tamanho máximo de 5MB.
Que tipo de informação posso obter na opção "Consultas"?
Na área de "Pedidos - Consultas" pode verificar o ponto de situação de todos os seus pedidos submetidos para obtenção de atestados, licenças, informações, entre outros, assim como o estado dos processos que tratou presencialmente na Junta de Freguesia.
Um cidadão que esteja associado a várias freguesias deverá, para consultar os pedidos efetuados em cada Freguesia, aceder individualmente a cada uma, e nesse contexto consultar os pedidos submetidos e o respetivo estado.
Nesta área o cidadão pode consultar:
- Estado dos pedidos submetidos;
- Ponto de situação dos processos, inclusive os assuntos tratados presencialmente na Freguesia;
- Documentos emitidos.
O Portal e-freguesias disponibiliza um conjunto de serviços que podem ser subscritos pelos cidadãos para receção em diferentes canais como correio eletrónico (email), SMS e RSS.
Que serviços posso subscrever?
No Portal e-freguesias é disponibilizada a subscrição de diversos serviços, tais como a Newsletter da Freguesia, Alertas de Eventos e Ocorrências entre outros.
Cada Freguesia é responsável pelos serviços que disponibiliza para subscrição.
Pode saber mais sobre os serviços disponibilizados, consulte a área da sua Freguesia no Portal e-freguesias .